terça-feira, junho 29, 2004

Vício

Vou escrever uma opinião pessoal sobre um assunto que assola muitos adolecentes no mundo todo: depressão. Eu não sou nenhum psicólogo, ou analista, mas já tenho uma opinião formada sobre isso.
Como diz um colega meu: "A depressão é viciante". Nunca tinha escutado tal frase, e sabe, nunca vi tanta verdade em apenas uma. Se a depressão é viciante, eu já sou um viciado. Cara, é muito bom ficar ali, deitado com um lençol no rosto, pensando que ninguêm não gosta de ti, ou ele(a) não te quer mais. É muito bom tomar banho frio escutando melodias tristes. É muito bom chegar ao fundo do poço e olhar para cima, e perceber que não pode mais sair. E é muito bom ver que você não está passando sozinho por isso, que não é o único (quando você chegar a esse estágio, já tens força o suficiente para voltar ao normal, com algumas recaídas). Desta ultima, você já começa a aceitar as coisas mais facilmente, sem precisar ter recaídas e recaídas. Sabe, são etapas na vida de um deprressivo, e você tem que passar por todas elas, se der, um dia, eu escrevo mais sobre isso.
Não, eu não estou falando para vocês começarem a soltar grunhidos por ai, falando que ninguem te ama, e que ninguem te quer. Que não quer mais viver e que quer ficar dependente do Prozac. Não, não é isso. Eu estou falando que até na depressão (que é uma doença), existe algo para ser aprendido. Um estilo, um modo de vida. Um ensinamento que você não pode passar para ninguêm, só pode mostrar a porta.
Eu uso a tristeza como um modo de fuga dos meus problemas. Se eu tô triste, esqueço que existe um mundo lá fora, então começo a escutar música (um catalisador) e pronto. O ambiente está completo (apesar da noite ser muito mais divertida).
Infelizmente, existem antes, grandes consequências para quem tenta chegar a este nível, a pós-depressão. Consequencias que já tiraram a vida de muita gente. Por isso que eu não recomendo, não ensino, apenas mostro.
Eu vivo assim. Eu sou um pós-depressivo. Eu venci. E agora meus olhos já conseguem enxergar o mundo de outra forma, um nível depois. Existem pessoas que sofreram algum tipo de acidente muito grave e apartir dele, tem este mesmo dom que eu tenho. Eu sofri um acidente gravíssimo também, e ainda tenho as cicatrizes daquele dia, melhor, daquela época, eles me fazem sentir vivo.
Você já deve ter ouvido falar na expressão: "Os olhos são o espelho da alma", e pra mim, realmente são, somente agora, consigo perceber isso.
Sinceramente, tudo que eu falei é uma besteira. Aconselho a desconsiderar tudo o que eu falei e viver sua vida normalmente. Sou apenas uma pessoa confusa, que dorme demais, e que usa por meio deste, uma forma de desabafo. Somente isso e nada mais que isso.
Porém, se você gostou, não aconselho. É por sua conta e risco. Porque apenas na frustação é que você irá encontrar isso. E digo, não tem volta, e realmente, muitos não voltam.

Leonardo Lobo