terça-feira, setembro 07, 2004

Coincidências a parte...

Minha vida é um jogo jogado por deuses que querem brincar de serem deuses. Minha vida é um playground misterioso que se divertem apenas aqueles que conseguem enxergar no escuro. Minha vida é um lugar repleto de coincidências... e eu, infelizmente, não acredito nelas. Viver muitas coincidências não pode ser uma coincidência, sei lá, deve ser uma... hum, não sei, talvez não exista uma palavra para isso.
Algumas dessas coincidências são apenas avisos, sabe, quando alguêm chega contigo e fala: Patati, Patatá, pois então, comigo seria em uma série de acontecimentos que me levariam a essa mesma afirmação. É estranho, mas é verdade.
Outro tipo de coincidência é quando um determinado movimento meu (ou ao meu redor) poderia causar um final totalmente diferente do que aconteceu, mas se esse final acontecesse, poderia ser bastante ruim. Hum... é foda explicar.
Por exemplo, uma vez, eu estava em Mosqueiro, jantando com os pais de um colega meu, quando o celular dele toca, eram umas amigas nossas que estavam nos esperando. Eu fiquei quieto, mas ele queria ir de qualquer jeito, e pediu o carro para o pai, e o mesmo disse que não, disse que teriamos que esperar porque eles não iriam voltar andando, então o Charles (meu amigo) disse que iríamos a pé. Minha preguiça, como sempre, me fez falar:
- Não, cara, vamos esperar, está cheio de bandido por aí, as meninas podem esperar, é melhor irmos de carro, e elas não sair de lá tão cedo.
Era mais ou menos 1 hora da manhã, quando saímos, deixamos os pais dele na casa, e fomos em encontro com as meninas. Chegando lá, elas estavam preocupadas porque estavam sem dinheiro (um amigo delas pegou o dinheiro para comprar uma bebida, ficou bebado e foi embora), e a casa delas era um pouco longe, em um canto não muito bom da cidade. Agora imagine, se fossemos a pé, primeiro, poderia acontecer alguma coisa com as meninas (na mesma noite, estruparam uma mulher lá, se não me engano), segundo, poderia acontecer alguma coisa comigo (eu sou virgem, sabe), terceiro, poderia ter sido assaltado e/ou morto por algum doido, como poderia ter deixado elas em casa a pé mesmo e voltado para a praia como se nada tivesse acontecido.
As coincidências são a chave para a ciência moderna, com certeza uma energia move o mundo a sua vontade (seria Deus?); nosso livre arbítrio seria apenas uma ilusão, para que podéssemos viver em paz e gozar da vida, e não perceber que somos controlados por uma força maior?
São nelas que os cientistas deveriam se especializar, descobrir a teia que tece o mundo, daí obter respostas de perguntas filosóficas como: "De onde viemos ?", "Para onde vamos?" e "Por que meu maldito computador dá pau toda hora?".

Leonardo Lobo

PS - É que hoje soube que uma amiga morreu por meio de um telefonema muito estranho, que me fez levar essa questão a um amigo meu, que confirmou sua morte. Estou um pouco triste...